Dicas

✏ Uso de colírios

Colírios não devem ser utilizados sem orientação médica. Usar colírio todos os dias para "clarear" ou "limpar" não é recomendado e pode ser prejudicial, causando efeitos colaterais, em alguns casos, irreversíveis. Para a limpeza dos olhos já existe a lágrima, que protege contra infecções e bactérias.

✏ Raios de Sol

Não olhe diretamente para o sol ou para um eclipse solar. A intensa radiação luminosa pode queimar algumas células da retina que não possuem o poder de regeneração, podendo ocasionar perda permanente da visão.

✏ Iluminação para a leitura

A iluminação ideal para a leitura é aquela não muito forte, a ponto de ofuscar a vista, nem muito fraca, deixando os olhos cansados.Procure sempre contar com iluminação natural, deixando o ambiente claro e confortável para os olhos.

✏ Reformas e reparos

Quando for trabalhar com madeira, ferro, vidro, argamassa, tinta e faíscas que se soltam e equipamentos como o esmeril. Estas estão entre as principais causas de problemas nos olhos e são conhecidos como acidentes com corpos estranhos. Portanto, proteja os olhos com óculos apropriados. Mesmo pessoas que utilizam óculos de grau podem usá-los por baixo dos óculos de proteção, que normalmente são bem maiores.