Catarata

Doença que turva gradativamente a visão. É comum nas pessoas mais idosas, mas também pode ocorrer em crianças e jovens. Seja qual for à causa (trauma, congênita ou senil), o cristalino se torna opaco, impossibilitando a passagem de luz e conseqüentemente, diminui a visão e até provocar a cegueira. Não há tratamento clínico, apenas cirúrgico. Ele consiste na introdução de uma LIO, que fará o papel do cristalino, devolvendo a visão do paciente em mais de 90% dos casos.

Pterígio: caracterizado por uma "pelezinha" na superfície do olho, que cresce do canto para o meio, sobre a córnea. É causado em parte, pela luz do sol, poeira ou vento. Correção cirúrgica antes que alcance a pupila, podendo também estacionar sem a necessidade de cirurgia.

Cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho que tornou-se opaco, referenciado como catarata.

Cristalino é uma lente que temos no nosso olho e que como o próprio nome diz é transparente. Com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino induzidas principalmente pela radiação ultravioleta, essa lente natural perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata. A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética, chamada lente intra ocular, sendo assim recuperada a transparência.